Para que serve a ID Estudantil? Onde e como usar a meia entrada

O MEC (Ministério da Educação) lançou a ID Estudantil, que é destinada a estudantes da educação básica, técnica e superior.

Não sabe o que é essa novidade? Então, confira aqui do que se trata e para que serve a ID Estudantil!

O que é e para que serve a ID Estudantil?

id estudantil o que é

Trata-se da carteira de identificação estudantil, que possibilita o pagamento de meia-entrada em cinemas, teatros, shows e demais eventos culturais. A diferença é que esse documento é digital, poderá ser gerado pelo próprio aluno e de forma gratuita.

Antes, para obter a carteirinha o estudante precisava recorrer a entidades como a UNE (União Nacional dos Estudantes) ou UBES (União Nacional dos Estudantes Secundaristas) e pagar R$ 35 pelo documento.

Quem tem direito à ID Estudantil?

A carteirinha de identificação estudantil digital é destinada a todos os alunos da educação básica, técnica e superior, seja do ensino público ou privado.

Como fazer a ID Estudantil?

O estudante deve baixar o aplicativo ID Estudantil em seu smartphone (está disponível na Google Play e Apple Store).

Baixar na Play Store

Baixar na Apple Store

Veja, a seguir, um passo a passo para fazer o download e obter o documento:

1- Acesse a loja de aplicativos de seu smartphone,

2- No campo de busca, digite “ID Estudantil”,

3- Localize e toque no aplicativo na lista de resultados,

4- Toque em “instalar”,

5- Aguarde a finalização do download e instalação,

6- Toque no ícone do aplicativo para abri-lo,

7- Faça um cadastro pelo login único gov.br. Será preciso informar CPF e senha de acesso,

8- Tire uma foto própria de rosto.

Se já tiver CNH (Carteira Nacional de Habilitação), os dados serão cruzados com os doDenatran (Departamento Nacional de Trânsito), para reconhecimento facial.

Caso não tenha a CNH, será preciso encaminhar a foto de rosto e do RG, para comprovação de identidade.

Pronto, sua ID Estudantil ficará pronta e disponível para uso diretamente no celular. Não há necessidade de imprimir o documento, é só apresentar a carteirinha digital diretamente no smartphone ou o QR Code que está localizado logo abaixo da foto do estudante no aplicativo.

O MEC disponibilizou vídeos explicativos para uso do app. Caso queira verificá-los, isso é possível diretamente na página do ID Estudantil, especificamente em “assista aos vídeos explicativos”, no menu principal.

Não consegue gerar a ID Estudantil? Saiba o que fazer!

Pode ser que o estudante tenha dificuldade de gerar o documento no aplicativo, mas antes confira se você pode ter uma carteirinha. Abaixo, apresentamos possíveis problemas e como proceder para solucioná-los:

Acesso negado a estudantes menores de idade

Neste caso, será preciso pedir que o responsável legal pelo estudante baixe o aplicativo no smartphone e permita que o aluno tenha acesso à ID Estudantil atualizada, processo feito diretamente no app.

Estudante não reconhecido pelo aplicativo

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o órgão responsável pela administração e alimentação de um banco com dados de estudantes de todo o país.

Cada instituição de ensino encaminha ao INEP tais dados. Caso o estudante não seja reconhecido pelo aplicativo, pode ser que sua escola ou universidade ainda não tenha enviado essas informações.

Sendo assim, será necessário entrar em contato com a instituição de ensino do estudante e solicitar o encaminhamento de seus dados para o INEP. Depois disso, será possível gerar a ID Estudantil no aplicativo.

Para que mais serve a ID Estudantil?

id estudantil mec

Além de ser uma carteirinha estudantil para obtenção de meia-entrada, o documento tem como proposta a criação de um banco de dados nacional com informações sobre estudantes.

A ideia é que a partir dessas informações o MEC e Governo Federal possam desenvolver, implementar e executar ações de melhoria na educação, especialmente a pública.

A ID Estudantil é obrigatória?

Não, o documento é optativo e voltado somente para estudantes que desejam pagar meia-entrada em cinema e demais eventos culturais por todo o território nacional.

Como fica a antiga carteirinha?

Quem já tem a carteirinha física pode continuar a utilizá-la normalmente, não há necessidade de emitir a ID Estudantil.

Os modelos feitos pela UNE, UBES e ANPG (Associação Nacional de Pós-graduandos) continuarão válidos.

A ID Estudantil é paga?

Não, a carteirinha estudantil digital é gratuita para os estudantes.

O MEC afirma que o custo por documento gerado é de R$ 0,15, no entanto esse valor são será repassado aos estudantes.

Deixe seu Comentário

WebGo Content