ID Estudantil – Problemas e Soluções com o aplicativo e carteirinha digital

Se você é estudante sabe que possui o direito de meia entrada em eventos, no cinema e em shows, certo? Para isso, contudo, é preciso confirmar que está matriculado de forma regular em uma instituição de ensino com uma carteirinha de estudante ou com a ID Estudantil.

A ID Estudantil é um comprovante de estudante do aluno que pode ser feito de forma gratuita através do aplicativo. Na hora de comprar seu ingresso de meia entrada ou entrar em eventos, basta apresentar o app para comprovar que é estudante e aproveitar. Saiba mais desse benefício.

O que é a ID Estudantil?

A ID Estudantil (Carteira de Identificação Estudantil) é um documento digital para comprovar que o aluno está matriculado em alguma instituição de ensino. É um serviço disponibilizado pelo Ministério da Educação de forma gratuita. Pode ser emitida por qualquer aluno, contanto que a sua instituição de ensino esteja na lista cadastrada para emissão da carteira.

Apesar de existir a carteirinha física, aquela de plástico ou de papel, disponibilizada pela própria instituição de ensino, a ID Estudantil foi pensada para facilitar a vida do aluno para a ter a meia entrada em eventos, cinema e shows apresentando apenas o celular.

como fazer id estudantil

Como funciona?

A ID Estudantil é uma forma de facilitar o dia a dia de quem precisa de comprovante de estudante para conseguir o direito de meia entrada em diversos eventos como cinema, shows, espetáculos e outros benefícios da meia entrada em diversos eventos.

É uma alternativa digital para quem pode ter esquecido a carteirinha em casa, dispensando o uso de plástico e papel. Basta apresentar o celular durante a compra do ingresso ou entrada de evento.

No entanto, apesar de ser uma solução aceita em diversos lugares, é sempre importante se informar se o local aceita o ID Estudantil como comprovante de estudante, pois é possível que alguns estabelecimentos exijam apenas a carteirinha emitida pela instituição de ensino em que o aluno está matriculado.

Como fazer uma ID Estudantil?

Aplicativo ID EstudantilÉ muito simples adquirir sua ID Estudantil. Este é um serviço disponibilizado pelo MEC de forma gratuita. Para saber sempre sobre as novidades e atualizações do serviço, as pessoas podem acessar o site oficial da ID Estudantil.

No site, é possível conferir qual o procedimento de acordo com algumas especificidades, pois existem instruções para quem quer tirar  ID Estudantil para pessoas menores de idade, para quem deseja fazer a ID para algum dependente, para quem possui CNH ou não. Confira o nosso tutorial de cadastro para fazer e ativar a sua.

Depois, basta verificar se a instituição de ensino está inscrita no programa, baixar o aplicativo em uma das lojas do smartphone (App Store ou Google Play), acessar a conta com seus dados criados no cadastro do gov.br epronto, a ID Estudantil está criada.

O app também deve pedir a confirmação dos termos de uso e solicitar uma fotografia para identificação do aluno.

Como baixar o aplicativo?

Para fazer o download pela Play Store, basta acessar este link e baixar para seu smartphone Android. Para os celulares IOS, o app está disponível também. Confira aqui. Para saber usar todos os recursos acesse o nosso guia de aplicativo. 

Baixar app ID Estudantil

Deixe seu Comentário

WebGo Content