ID Estudantil – Como fazer a nova carteirinha digital gratuita e online

O programa ID Estudantil Digital anunciado no fim de 2019 é um sistema que compartilha informações dos estudantes com órgãos governamentais e, em troca, garante aos alunos um método simplificado e oficial de usar  a carteirinha de estudante por meio do aplicativo.

Conforme a programação do Ministério da Educação, a partir de 2020 os estudantes já podem baixar o aplicativo ID Estudantil disponível na Play Store e Apple Store para se cadastrar e usá-la totalmente digital e quase gratuito (paga-se R$ 0,15 centavos).

Com a inovação, acabou o tempo em que os estudantes do ensino fundamental e médio precisavam apresentar a ID estudantil, às vezes até acompanhado da identidade para conseguir meia entrada em shows, teatros, cinema e outros eventos culturais.

Com a nova carteirinha estudantil basta mostrar ao atente a imagem do aplicativo para ter a entrada validada. Entretanto, quem ainda quiser a carteirinha física pode solicitar a emissão nos centros acadêmicos ou diretórios da instituição onde estuda. Mas antes de validar a sua tenha certeza se a ID Estudantil está valendo. 

Aqui, você confere o passo a passo de como fazer a ID Estudantil e todos os detalhes sobre como vai funcionar o uso da nova identidade estudantil para o ano de 2020 e os próximos que seguem.

Baixar na Play Store Baixar na Apple Store

Como fazer a sua carteirinha digital

1 – Baixe o aplicativo ID Estudantil na Google Play ou na Apple Store;
Baixar app ID Estudantil


2 – Em caso de estudantes menores de idade é preciso que o responsável legal baixe o app e permita que o jovem tenha acesso;


3 – Assim que o download for concluído acesse o app;
App ID Estudantil Digital


4 – Na primeira aba aparecerá “Passo 1”. Complete seus dados pessoais nos campos informados. São eles: CPF, data de nascimento, gênero, curso, número de matrícula ou registro acadêmico, ano e semestre de ingresso dos estudantes,;
Como fazer carteirinha de estudante digital


5 –  informe o seu endereço completo


6 – informe seus dados escolares. Aqui será preciso escolher qual instituição de ensino estuda, em que modalidade se encontra (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior ou Pós Graduação);


7 – No “Passo 4” da inicialização do aplicativo há a etapa de confirmação dos dados. Aqui você deve enviar uma foto 3/4 (pode ser tirada com o celular mesmo); comprovante de matrícula e uma foto de um documento oficial com foto (CNH ou RG);


8 – Aceite os termos de uso e políticas de privacidade do aplicativo;


9 – Será enviado um link de confirmação para o e-mail cadastrado;


10 – Para saber se a sua carteirinha já está válida basta acessar o status no menu inicial da aplicação. Se estiver “em análise” significa que ainda não está ativa. Se estiver “válido” poderá usar o documento oficial normalmente por meio do aplicativo.
Carteirinha digital

Ficou com dúvidas? Veja o passo a passo do cadastro no vídeo, abaixo:

Como usar o aplicativo?

O aplicativo tem poucos recursos, uma vez que serve em geral para a validação da identidade do estudante em eventos e situações acadêmicas.

Ao aderir ao programa o sistema começa a coletar dados cadastrais do usuário para o uso interno do Ministério da Educação, como num banco de dados compartilhados entre o MEC e o Sistema Educacional Brasileiro.

Entenda para que serve cada uma das abas presente no aplicativo:

Como usar Carteirinha Digital

1 – Aba Notícias

Aqui você confere novidades sobre a instituição de ensino, poderá coletar dados e ficar atento sobre o período de matrícula ou pré-matrícula,  por exemplo.

2 – Aba “Inspire-se”

Aqui o estudante confere histórias e notícias de superação de estuantes e ainda obtém indicações de livros e ainda pode relatar problemas na instituição onde estuda, como a falta de material didático ou o número insuficiente de professores.

3 – Aba “Faça a sua carteirinha”

Aqui é onde o aluno cadastra a sua identidade e valida a carteirinha. Quando o processo de cadastramento já foi realizado é nessa aba que o usuário poderá usar o QR Code para validação sua identidade.

O aplicativo funciona offline, assim, mesmo sem estar conectado ao Wi-fi ou rede de dados móveis o estudante poderá apresentar a identificação normalmente. Se não souber onde poderá usar confira a lista de lugares aceitos. 

Confira o modo de uso no vídeo, abaixo realizado pelo Governo Federal:

Quem tem direito a carteirinha digital?

Segundo o MEC são 600 mil alunos que já estão com a carteirinha habilidade digitalmente. Como o cadastramento não é obrigatório, fica a critério do aluno se quer aderir ao sistema. Abaixo, segue quem tem direito ao benefício:

  • Estudantes que estejam matriculados em uma instituição de ensino e com as informações regulares no Sistema Educacional Brasileiro (SEB) – o bando de dados nacional de estudantes;
  • Estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Graduação ou lato sensu e scricto sensu;

Estudantes inscritos em cursos pré-vestibulares ou em cursos de idiomas não possuem direito a identidade estudantil.

Onde posso usar a ID Estudantil?

A ID Estudantil digital pode ser utilizada em eventos culturais de todas as maneiras, com direito a 50% de desconto conforme determina a lei da meia entrada (Lei nº 12933/2013).

A carteirinha também pode ser usada dentro das imediações da instituição de ensino, em centro acadêmicos ou em situações que seja necessário a comprovação da identidade do estudante. Veja aqui outras situações para que serve a ID.

Onde emitir a ID Estudantil gratuita?

A nova carteirinha digital deve ser emitido conforme o passo a passo acima, já que é completamente online. O pagamento dos R$ 0,15 centavos será debitado para o pagador de impostos.

Sendo assim, será inserido o valor a mais na próxima arrecadação, sem necessidade de emissão de boletos no momento do cadastramento pelo app ou qualquer coisa semelhante.

Para quem ainda quer a identidade estudantil na versão impressa pode ser requerida nos centros acadêmicos ou administração da instituição onde estuda. A emissão física da carteirinha pelas escolas e universidades ainda é obrigatório, caso o estudante a solicite.

Qual é a validade da carteirinha?

O prazo da identidade será indeterminado,  de acordo com o tempo de matrícula do candidato. Sendo assim, ela é atualizada a medida que são atualizados os dados cadastrais do aluno no sistema do Governo Federal.

Para quem optar pela carteirinha física o vencimento sempre é colocado para o dia 31 de março do ano seguinte a data de emissão.

Deixe seu Comentário

WebGo Content