Aplicativo ID Estudantil – Como usar o app da carteirinha digital

O aplicativo ID Estudantil é o sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para facilitar o uso da identidade estudantil. Pelo app disponível na Play Store e Apple Store e que funciona offline, o aluno pode usar a carteirinha digital como documento oficial portanto, válido para entrada em eventos ou garantia da meia entrada.

Para usar a noa versão do documento é preciso fazer o download do aplicativo, em primeiro lugar. Depois, basta realizar o cadastro para continuar a usar o app normalmente.

Como usar aplicativo ID Estudantil

Como usar o aplicativo Id Estudantil?

Conforme informações divulgadas pelo Ministério da Educação são mais de 1,5 milhões de estudantes cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB) têm direito a fazer o cadastro, que custa R$ 015 centavos que são descontados no próximo imposto cobrado.

Ao aceitar as políticas e termos do app o Ministério da Educação terá o direito de usar as informações do estudante cadastradas no SEB, como um compartilhamento de banco dedados.

O primeiro passo é fazer o download do app na Play Store ou Apple Store, lembrando que o sistema fica indisponível fora do país. Clique nos botões, abaixo, para baixar o aplicativo.

O cadastramento varia de acordo com o tipo de documento e instituição. Aprenda com os tutoriais em seguida a usar o aplicativo.

Baixar na Play Store Baixar na Apple Store

Como fazer ID Estudantil – Cadastro para quem tem CNH

1 – Após baixar o aplicativo acesse a aplicação;


2-  Complete seus dados cadastrais como CPF, Nome, endereço, gênero, instituição e ano de ensino;
Como fazer carteirinha de estudante digital


3 – Leia e confirme que aceita com os termos e condições do aplicativo;


4 – Toque em “Tirar fotografia” e faça a leitura biométrica (se estiver válida no seu celular) e facial. Será preciso enviar uma foto da sua CNH (frente e verso) e uma selfie ou foto 3/4;


5 – A foto da sua ID Estandil será comparada com a sua foto da CNH.
Carteirinha digital


Como fazer carteirinha para quem NÃO possui CNH

  1. Assim que o download do app estiver completo acesse-o;
  2. Toque em adicionar para inserir a sua ID Estutandil;
  3. Leia e confirme que aceita com os termos e condições do app;
  4. Tique em “Tirar Fotografia” para enviar sua selfie;
  5. Em seguida envie a foto do seu documento RG (frente e verso) e será validada a foto da sua carteirinha a partir dela;

Como fazer ID Estudantil para quem tem menos de 18 anos

  1. Assim que o download do app for feito acesse a aplicação;
  2. Solicite para um responsável legal realizar o processo por você ou autorizar o procedimento;
  3. Toque em “adicionar uma ID Estudantil” para iniciar o cadastramento da sua carteirinha digital;
  4. Leia e confirme que aceita com os termos e condições do sistema;
  5. Toque em “Tirar fotografia” e faça a sua avaliação facial;
  6. Se não possuir CNH tire foto da frente e verso do RG do estudante.

Como saber se minha carteirinha está ativa?

A validação da sua carteirinha ficará pendente para a análise de dados. Para saber se ela está ativa basta conferir no menu “Fazer minha carteirinha” a situação. Se estiver “em análise” é porque ainda não está ativa.

Quando estiver ativa, aparecerá a sua carteirinha com o código QR Code e suas informações no mesmo menu, tal como demonstra a imagem abaixo:

Aplicativo ID Estudantil

Como é feita a validação da carteirinha?

Para usar a carteirinha digital para identificação dentro das instituições de ensino ou conseguir a meia entrada em shows, cinema e eventos culturais basta mostrar o aplicativo com a identidade digital.

O app funciona no modo offline, portanto, mesmo sem estar conectado a uma rede de internet o estudante poderá usar o app para a identificação.

Caso o avaliador ou atendente queira verificar a identidade do usuário poderá usar o QR Code para escanear as informações.

Qual é o prazo de validade da carteirinha digital?

Uma vantagem da carteirinha digital é que ele não tem prazo de validade, uma vez que é atualizada conforme são atualizadas as informações do banco de dados do Governo.

Quem opta por fazer a Identidade Estudantil com a carteirinha física ainda fica sujeito a renovação anual, visto que o prazo de validade é colocado sempre para a data posterior a um ano da emissão do cartão.

Como usar o aplicativo ID Estudantil

As funções do aplicativo são limitadas para os estudantes, que a usam como finalidade de identificação e informação. Enquanto isso, para o Governo Federal é uma forma de ficar a par da vida acadêmica dos alunos.

Aba “Inspire-se”

Na aba “Inspire-se” do aplicativo Id Estudantil os alunos e pais poderão ficar atento a informações da escola, exemplos de sucesso e ainda enviar relatórios para o Governo sobre a qualidade do ensino ou a falta de materiais didáticos, por exemplo.

Aba “Notícias”

Nesta aba do app a instituição de ensino poderá atualizar com notícias, avisos importantes e calendário acadêmico.Veja aqui mais dicas de como usar. 

Deixe seu Comentário

WebGo Content